Oraganização Doméstica

By quinta-feira, fevereiro 25, 2016 , , ,






Bom dia,


Ontem estou me adaptando a uma nova rotina, sou nova nesse meio dos Planners ( planejadores ou planejamento), há algum tempo vinha lendo uns sites americanos, observando umas americanas que vendem arquivos de Planners e mostram o seu dia a dia de organização, percebi que elas eram muito metódicas, mas que sua vida funcionava melhor, tinham suas atividades do lar , cuidavam dos filhos e ainda tinham os seus blogs, tá certo que tudo por foto, e o que vemos no Blog é tudo lindo e maravilhoso, é uma vida feliz né. Mas não é assim, cada um tem suas dificuldades e suas necessidades a serem adaptadas e vencidas, há um tempo comecei a implantar o Flaylady, método de uma americana para as atividades do lar, e com isso você ganha tempo para outras atividades. Eu estou ainda bem no início, ainda desentulhando tudo, organizando devagar, não dá pra fazer tudo de uma vez, então vai aos poucos. Na Internet você encontra blogs que te ajudam nessa área de organização do lar. Após assistir muito os vídeos da Super Nany ( tanto da Jo Frost e da Cris Poli), lá vai eu novamente montar a rotina das crianças, e ver as disciplinas de cada um, principalmente o bebê , que as vezes me deixa de cabelo em pé e exausta. É fase,mais passamos por elas e estas fases não são fáceis, é vencendo a cada dia.


Então pra me ajudar a organizar estou usando o Checklist - Do Lar E Do Trabalho Juntos , Assim Visualizo tudo o Que Tenho Que Fazer Tanto no lar e no trabalho ( no caso pedidos de encomenda no ateliê), uso o calendário Mensal onde coloco o compromisso do dia, como por exemplo : Dia 20 consulta médica, ou exames, reunião com fulano, fazer compras, assim visualizo no mês a atividade. Uso o planejamento semanal de mesa, onde divido as atividades que tenho que fazer na semana, visualizo o que tenho que fazer na semana toda e se cumpri com o que tinha programado para fazer, e se fiz as metas da semana. Uso outra Checklist do ateliê onde listo tudo o que está pendente, o que tem a se fazer, se tem e-mail pra enviar, se tem alguém pra ligar, quais as prioridades ( as que estão com prazo em cima), o que não posso deixar de fazer e visualizo tudo.

Imprimi essas folhas e encadernei e deixo em cima da mesa, onde posso visualizar, imprimi outro calendário e deixo no Mural , assim visualizo também . Fiz um calendário de compromisso pessoal, outro do ateliê e outro das tarefas domésticas e coloquei no mural de Imã, e estou terminando de fazer o das crianças, que as regrinhas vou imprimir em Vinil e por na Parede e o planejamento deles vou imprimir e plastificar , assim uso canetinha pincel, que posso apagar e usar os adesivos das carinhas feliz e triste e o prêmio.

Outra coisa que fiz queridos, Reduzi meu tempo de Internet, eu entro posto, e não fico mais nas redes, somente um horário estabelecido a noite.

Minha rotina ficou mais ou menos assim, pois pode ter mudanças, devido às aulas do Lucas no Colégio Militar e se eu não cumprir com os compromissos, vou ter o conselho tutelar batendo aqui na minha porta. Tenho que cumprir com as entradas e saídas na escola.

Essa minha rotina foi que eu planejei, mas pode ter alterações não é? Assim pode ser a sua também, mas o importante é que você sabe o que tem pra fazer.

5h - levantar ( um tempo pra mim).
6 - levantar da Ana , se preparar para a escola. ( nesse tempo é, fazer café, preparar mama do nenem, colocar as coisas no lugar, arrumar o que der pra fazer).
6:40 - saída pra escola e deixar marido no trabalho. ( isso ainda estamos resolvendo se vai permanecer assim, por enquanto estamos na fase de teste).
8:40 chegando em casa e começando a rotina do lar. Marque 20 min no relógio do celular e nesse tempo o organize tudo o que tem pra organizar como arrumar as camas, dobrar lençóis, recolher roupas, depois pare.
Eu uso o aspirador de pó, aspiro a casa, passo o o pano, tiro o pó das coisas, ponho roupa na maquina, olho menino, e faço almoço. Isso gente não dá pra bater papo no whats app e nem ficar olhando face, isso atrapalha sua rotina e você perde tempo com isso.
11:30 tudo tem que está pronto . ALMOÇO, MESA POSTA E por as crianças pra almoçar.
12:10 saindo pra Deixar o Lucas na escola, essa semana é semana de adaptação estão entrando as 14 e saindo as 16h. No horário normal 17:30 tenho que está na porta da escola.

Depois disso lavo a louça, arrumo a cozinha e coloco os mais novos pra dormir.
Um tempo a tarde pra mim

De 14 as 16h uso pra adiantar as coisas do ateliê, depois tenho que parar pra ver lanche e fazer a rota de casa pegar filho na escola e pegar marido.

19h Jantar, ou lanche, ver o que tem pra fazer de tarefa, e por pra tomar banho.
20:30 - 21h co o colocando todos pra dormir.

Depois desse tempo converso com meu esposo, e depois vou trabalhar até 0h e vou dormir, pra começar o novo dia.

Fim de semana eu estou usando pra descansar, durmo até mais tarde, durmo depois do almoço, vou com as crianças pra igreja e faço o faxinao na casa. Fico fora das redes fim de semana.
Tenho que me respeitar e respeitar meu corpo pra não sobrecarregar. Nós mesmos temos que nos respeitar, pois se você não se respeita, ninguém te respeita. .

Bem essa rotina que eu estabeleci está em fase de adaptação pode haver mudanças, mas é a programação para não ficar perdida.

Beijos amadas.


















 

EU SOU UMA MULHER AMADA, ACEITA, VALORIZADA, UNGIDA, INTELIGENTE ABENÇOADA, CONTROLADA, MÃE, COMPANHEIRA, ALEGRE, AMIGA, SÁBIA E VITORIOSA EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.

You Might Also Like

4 Deixe seu comentário

  1. gosto muito de ler quando alguém compartilha sua rotina, e admiro quem dá conta de casa e filhos sem ajuda, vc poderia falar mais um pouquinho se é possível dar conta sem nos sobrecarregarmos física e mentalmente? Tb tenho três filhos, o mais novo com 1 ano e 3 meses. Tenho empregada, mas ano que vem quero coloca-lo na creche meio período e dispensar a empregada. Tenho que me preparar!
    São tantas coisas que envolvem uma casa, vc citou o almoço, roupa e limpeza do chão, mas tem tantas coisas mais, não é? Recolher e dobrar roupas, passar, louças que não acabam, bagunça de criança, arrumar gavetas de meias, panos de prato, guarda roupas, quintal para cuidar, varandas, jardim, , etc...Não sei se sobreviverei, rsrsrsr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moema!
      Te entendo perfeitamente, para mim foi um choque quando tive que dispensar a secretária. Já são 7 anos sem secretária. Tinha uma ajudante que vinha 1 ou 2x na semana, mas não vem mais, então é eu mesmo.
      Como o serviço no lar tem muita coisa e nunca acaba, tem que se planejar e distribuir tarefas para que os filhos ajudem de acordo com a idade, e dividir o serviços nos dias da semana para fazer.
      Eu, sinceramente não consigo mais fazer um faxinão em um único dia, sendo que tem um monte de coisas para fazer, e isso me deixava cansada!

      Então divido as tarefas e vou desenvolvendo aos poucos :)

      Excluir
  2. Olá, Ita.
    Acompanho você no instagram e facebook, mas acho que não comentei no blog.
    Quero agradecer pelo post e por compartilhar conosco esses lindos trabalho. Obrigada por disponibiliza gratuitamente. Com certeza vou indicar no meu blog tb.
    Deus abençoe!

    https://escritoradeterminada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda tudo bem!!! Eu respondo pouco aqui rsrsrsrs, muita coisa pra dar conta, mas Deus da graça :).

      Obrigada pela companhia!

      Deus te abençoe querida!

      Excluir

Obrigada pela visita !

Deus te abençoe com toda a sorte de bençãos nas regiões celestiais.

Eu declaro que você viverá dias de alegria,de paz de saúde,de prosperidade,de amor.Nesses dias, o Senhor mudará a sua sorte e a sua boca se encherá de riso e a sua família viverá o melhor de Deus. Em nome de Jesus.