Vencendo a depressão

By terça-feira, abril 30, 2013 ,





O que é Depressão?

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Causas

A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.
Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.

Sintomas de Depressão

São sintomas de depressão:
  • Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia
  • Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas
  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis
  • Desinteresse, falta de motivação e apatia
  • Falta de vontade e indecisão
  • Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio
  • Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
  • A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio
  • Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo
  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
  • Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido
  • Perda ou aumento do apetite e do peso
  • Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)
  • Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Tratamento de Depressão

O tratamento da depressão é essencialmente medicamentoso. Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações não são como drogas, que deixam a pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples e, de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente.
Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios de depressão. A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem cura a depressão.
A técnica auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar a sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.



Dra. Rouse Fabiana comenta:

Depressão: POR QUÊ?

Depressão está sendo considerada a doença do século, devido ao alto índice de casos na população geral, podendo ir de 3 a 6 %, seu diagnóstico e consequente tratamento tem grande impacto na saúde e na qualidade de vida do paciente.
Existem vários tipos de depressão, irei citar brevemente alguns para melhor entendimento, existe a depressão reativa que é a maioria dos casos, secundária a um problema real, geralmente eventos de grande tensão ou luto, como doenças ou morte na família, menopausa, separações, dificuldades sexuais ou financeiras, etc ; existe a depressão maior que chamamos de depressão verdadeira, com episódios graves, distúrbio do sono e do apetite, sentimento de rejeição e até risco de suicídio, nesses casos o início é espontâneo, sem relação com eventos, geralmente está tudo bem do ponto de vista de saúde, familiar,etc, caracterizando-se por deficiência de neurotransmissores ou receptores do sistema nervoso central, e neste caso o tratamento medicamentoso é imperativo,  visto que uma alteração é encontrada e precisa ser corrigida, sempre visando salvar e preservar  a vida  do paciente; existem ainda 3 outros tipos de depressão que não vou me deter aqui, o que quero deixar de ensino é que não tente vencer a depressão sozinho ou sendo “forte” que é o que costumam dizer os familiares ,  amigos  e cônjuges, sempre tentando ajudar mas que muitas vezes até atrapalham ou prejudicam, procure ajuda, busque atendimento médico-psicológico, pastoral, enfim busque toda ajuda possível SEMPRE, e se você convive com alguém deprimido, ofereça seu ombro, seu abraço, seu amor, nesses casos palavras falam menos que gestos,
                                                                            Um grande abraço,


 

EU SOU UMA MULHER AMADA, ACEITA, VALORIZADA, UNGIDA, INTELIGENTE ABENÇOADA, CONTROLADA, MÃE, COMPANHEIRA, ALEGRE, AMIGA, SÁBIA E VITORIOSA EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.

You Might Also Like

2 Deixe seu comentário

  1. Sofria de Depressão terrivelmente era uma tristeza que parecia que ia consumir minha alma era uma coisa tão pesada quase que insuportavel Orei a Deus e Ele falou comigo atraves de duas cançoes do Diante do trono Me ama e Creio desde aquele dia nunca mais senti aquela tristeza Glória a Deus por isso!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou passado por essa grande dificuldade.
    Mais sei que deus e comigo e vou supera,deus alivia minhas dores tristezas .. Me livra de toda inveja,de todo mal.
    Obrigado DEUS pois sei que o senhor ta no comando,obrigado MARIDO por mim suporta nesse momento,MÃE nem sei o que fala como a senhora ta sendo importante nessa caminha... Dra Dayse um anjo em minha viida...Dr Lennon obrigado por me ouvir e me ajudar a enfrenta essa batalha . Enfim Amigas que são poucas mais as mais síceras que tenho OBRIGADO DEUS POR ESTAR ME DANDO A OPORTUNIDADE DE CRESCE COM MAIS ESSA BATALHA .

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita !

Deus te abençoe com toda a sorte de bençãos nas regiões celestiais.

Eu declaro que você viverá dias de alegria,de paz de saúde,de prosperidade,de amor.Nesses dias, o Senhor mudará a sua sorte e a sua boca se encherá de riso e a sua família viverá o melhor de Deus. Em nome de Jesus.