Homens são Homens, Mulheres são Mulheres - parte 2

By sábado, março 03, 2012

Homens são Homens, Mulheres são Mulheres - parte 2
Autor(a): Pr. Davi Merkh


Hermenêutica.  Temos que tomar muito cuidado com a maneira como interpretamos um texto que apresenta costumes estranhos para nós.  Defendemos uma interpretação estritamente literal, a não ser que haja evidência clara no texto de que algumas ordens são culturalmente condicionadas.  Em outras palavras, que a mulher deve usar o véu, conforme esse texto ensina, a não ser que haja umas dicas claras ao contrário.  Ao mesmo tempo, reconhecemos que na nossa interpretação da Bíblia, Deus está mais interessado no espírito do que na letra.  Temos que descobrir os princípios de um texto e verificar a melhor maneira de praticá-los na nossa cultura.  (Eu mesmo fui criado numa igreja (Casa de Oração) que defendia a interpretação literal da Bíblia, e que pregava, quase que semanalmente, o uso do véu pelas mulheres na igreja.  Mas, enquanto muitas mulheres usavam algum tipo de véu, percebia que o espírito por trás não era nada digno em muitas delas.  Havia divisão, insubmissão, etc.  na igreja.  Cumpriam a letra mas perderam o espírito.)  Encontramos outros textos problemáticos em que precisamos articular bem as nossas razões por aceitar ou rejeitar determinada prática:
            Exs.: Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo;
                        Lavai os pés uns dos outros
                        Não comerás carne com o sangue (churisco)Formas de batismo, governo da igreja, uso de dons espirituais, sexualidade (homosexualidade), etc., não ordenação de mulheres, etc.
Vs. 1 começa com uma palavra de incentivo.  Nem tudo estava errado na igreja de Corinto.  A igreja havia seguido muitas das tradições eclesiásticas entregues por Paulo (veja vs. 17, em que ele os condena por NÃO terem seguido sua instrução quanto a Ceia do Senhor.)  Mas ainda havia espaço para melhorar.  Havia desordem e distrações no culto público que deviaram atenção de Jesus.

Vamos descobrir 3 razões por que mulheres e homens precisavam ter papéis distintos no culto cristão e manter decência e ordem no culto . . .  

I.                   Razões Teologicas pela Decência e Ordem no Culto (3-7): Iguais mas Diferentes
 O problema em Corinto é que homens e mulheres estavam invertendo seus papéis, criando distrações no Corpo de Cristo e no culto cristão.  É importante notar alguns fatos contextuais e culturais daquela época.
1)     A roupa era unisexo.  Havia pouca diferença entre a roupa das mulheres e dos homens, e nenhuma roupa especial para os cultos.
2)     A cobertura, ou seja o véu, distinguia entre homens e mulheres
3)     Algumas mulheres "libertas" das convenções "machistas", haviam tirado a cobertura da cabeça para mostrar sua "liberdade" na sociedade e até na igreja (estavam atrapalhando o culto)
Paulo escreve para corrigir essa confusão de papéis.  Para ele, era extremamente importante manter a diferença nítida entre os sexos, especialmente no contexto da igreja.  O espírito do texto aponta ao coração muito mais do que à roupa em si.

A pergunta é se homens e mulheres são contentes ou rebeldes em seus papéis diante de Deus. 

1. No Culto Cristão, demonstramos a ordem e hierarquia do plano divino.
 

No vs. 3, estabelece a hierarquia divina:  Deus-Cristo-Homem-Mulher.  O princípio de subordinação e autoridade permeia todo o universo.  Mas cuidado para não associar hierarquia com superioridade ou inferioridade.  Não é isso!  
Um funcionário pode ser mais inteligente que seu chefe, mas segue as linhas de comando.  Um cidadão talvez seja mais forte que o policial, mas não significa que pode fugir dele.  Uma esposa talvez seja mais competente que seu marido, mas ainda deve se submeter a ele.   É uma questão funcional, não existencial (essencial).  Uma questão de ordem e complementação, não de valor!  De função, não unção.  O mundo não funciona sem hierarquia.  Quando todos são iguais, temos anarquia, confusão, caos.  Satanás é o autor de confusão, Deus, de ordem. 

Continue lendo...

Visite: http://amofamilia.com.br/portal/

 

EU SOU UMA MULHER AMADA, ACEITA, VALORIZADA, UNGIDA, INTELIGENTE ABENÇOADA, CONTROLADA, MÃE, COMPANHEIRA, ALEGRE, AMIGA, SÁBIA E VITORIOSA EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.

You Might Also Like

0 Deixe seu comentário

Obrigada pela visita !

Deus te abençoe com toda a sorte de bençãos nas regiões celestiais.

Eu declaro que você viverá dias de alegria,de paz de saúde,de prosperidade,de amor.Nesses dias, o Senhor mudará a sua sorte e a sua boca se encherá de riso e a sua família viverá o melhor de Deus. Em nome de Jesus.