A Roupa da Mulher Cristã

By segunda-feira, maio 30, 2011








É pecado a mulher usar calça comprida?

O apóstolo João diz que "o pecado é a transgressão da lei" (I Jo.3.4). Logo, apenas aquilo que é proibido pela Lei de Deus, revelada nas Escrituras, é pecado.

Como a Bíblia não proíbe o uso de calça por parte da mulher (afinal, nem mesmo existia calça naquela época), nós não podemos dizer que isso é pecado. As roupas variam de acordo com a época e a cultura dos povos, e não devemos estabelecer regras desnecessárias com respeito a esse assunto.

Apesar disso, a Bíblia tem algo a dizer sobre nossas vestes:


"Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)" (I Tm.2.9-10).

"Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus" (I Pe.3.3-4).

O ensino central dessas passagens é que nossas roupas, tanto as dos homens como as das mulheres, devem ser decentes, reguladas pelo bom senso e pelos princípios gerais da Palavra de Deus. Ou seja, não devem ser roupas que possam levar outros ao pecado, como a inveja e a lascívia. Além disso, não devemos nos preocupar demasiadamente com a forma com que nos vestimos, usando roupas e jóias caras, com o fim de sermos vistos. Pelo contrário, nossa preocupação principal deve ser com nosso interior, que é o que realmente importa para Deus.

Regras não bíblicas para regular a forma como nos vestimos são totalmente ineficazes. O pecado começa sempre no coração (Mt.15.19) e regras exteriores não podem resolver esse problema. Muitas mulheres que não usam calça, sob a alegação de que isso é muito sensual, usam saias ou vestidos bastante curtos ou com cortes enormes que ficam muito mais escandalosos, provando a ineficácia de tais mandamentos humanos.


Encerro com as seguintes palavras do apóstolo Paulo:


"Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade" (Cl.2.20-23)




Eu sou uma mulher vitoriosa,amada,criativa,abençoada,inteligente,virtuosa,amiga,mãe,companheira,alegre,sou abençoada em todas as áreas da minha vida.

You Might Also Like

3 Deixe seu comentário

  1. QUE DIZER DO USO DO TRAJE MASCULINO PELA MULHER?
    1 - O DEUTERONÔMIO E A INTERPRETAÇÃO DOS DOUTORES DA IGREJA
    Baseados em quê, há sacerdotes que impedem às senhoras, moças e meninas de calças compridas que entrem na Igreja, recebam os sacramentos e até negam a absolvição àquelas que não renunciam ao uso desse traje?
    RESPOSTA: Baseados na Sagrada Escritura. O livro do Deuteronômio, cap.XXII, 5, diz: “A MULHER NÃO SE VESTIRÁ DE HOMEM, NEM O HOMEM SE VESTIRÁ DE MULHER: AQUELE QUE O FIZER SERÁ ABOMINÁVEL DIANTE DO SENHOR, TEU DEUS”.
    Mas essa determinação do Deuteronômio não é ditada pelas circunstâncias do tempo, hoje inexistentes?
    RESPOSTA: Comentadores da S. Escritura de reputação mundial - entre outros Cornélio e Lápide, Fillion, Simon Prado - colocam esse preceito do Deuteronômio também entre as obrigações de lei natural, e o que é lei natural é válido para todos os tempos.
    Santo Ambrósio, considerado um dos maiores Padres da Igreja, nota que a diversidade e sexo é da própria natureza, de maneira que, mesmo entre as aves e bichos, vestiu Deus diversamente o macho e a fêmea. Eis o que afirma o Santo Doutor: “Não se conserva a castidade, quando não se guarda a distinção dos sexos”. (Ep. ad Irineum, apud Cornélio a Lápide).
    A Sagrada Escritura considera “abominável” tudo quanto na sociedade significa uma inversão da ordem estabelecida por Deus. Por exemplo, no mesmo livro do Deuteronômio, capítulo 12, 31, diz que as oferendas que os pagãos faziam dos próprios filhos aos ídolos são “abominações”. No Levítico, 18, 29, depois de condenar a formicação, o adultério, a sodomia, o incesto e a bestialidade, diz: “Todo aquele que fizer “abominações” tais perecerá do meio do povo”.” - Chamando de “abominável” a troca de veste está o Deuteronômio a indicar um procedimento que se opõe profundamente à disposição de Deus.
    Essa proibição não foi introduzida para se opor aos cultos idolátricos e, portanto, com um alcance apenas ocasional?
    RESPOSTA: a) Entre os comentadores recentes, Alberto Clámer, (que após a morte de Luis Pirot assumiu a direção da Bíblia, editada na França por Letouzey et Ané), lembra essa interpretação, mas nega que foi a existência de cultos idolátricos dos cananeus, a causa desta advertência do Deuteronômio; aliás, ele nega que nos cultos dos cananeus e fenícios tenha havido a abominação do travestimento.
    b) Embora estudo recentes mostrem que a determinação do Deuteronômio não foi motivada pelas abominações atribuídas aos cultos cananeus, não obstante, mesmo supondo essa interpretação, é fácil ver que o travestimento é em si abominável.
    Santo Ambrósio, no seu comentário mostra que o “abominável” fulminava não só na falsidade do culto - a idolatria - mas também a falsidade na natureza (veste contrária ao sexo). (Epist. Ad Irineum apud C. a Lápide).
    Aliás, a S. Escritura, nessa suposição, condena três coisas, umas ligadas às outras: o culto idolátrico, as perversões sexuais e a perversão no vestir: uma condenação não exclui as outras mas as envolve, já que uma perversão acarretava as outras. (Cfr. Su. Theol. I-llae.q. 102, a.6 ad 6).

    http://padremarcelotenorio.blogspot.com/2011/07/modas-e-modestias.html

    ResponderExcluir
  2. ola gostei muito do seu blog!
    amei tbm ver a Tv novo tempo no seu menu de tv online!
    recomendo para todas as mulheres que estivem com problemas no casamento q assinta Sem tabus passa toda sexta as 00:00hs
    quarta as 23:00Hs e domingo 01:00 hora
    meu casamento foi restituido atravez desse programa eu e meu marido assistimos juntos e vou contra pra vcs q nois dois aprendemos a ver o lado do outro! e uma benção! vcs podem conferir atravez do site:http://novotempo.com/semtabus/
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. achei muito interessante a sua opiniao, e toda a igreja que proibe o vetimenta de calça esta sendo ridicula

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita !

Deus te abençoe com toda a sorte de bençãos nas regiões celestiais.

Eu declaro que você viverá dias de alegria,de paz de saúde,de prosperidade,de amor.Nesses dias, o Senhor mudará a sua sorte e a sua boca se encherá de riso e a sua família viverá o melhor de Deus. Em nome de Jesus.